Este projeto é conduzido pelo aluno de mestrado Victor Hugo de Oliveira e Souza, do Departamento de Física da Universidade de São Paulo, campus Ribeirão Preto, orientado pelo Prof. Dr. Oswaldo Baffa.

Notamos que a evolução nos procedimentos não invasivos de interação com o cérebro, como a estimulação magnética transcraniana (EMT), vem levantando questionamentos sobre a eficiência das técnicas, a metodologia utilizada e principalmente sobre a caracterização física das interações entre os equipamentos e o sistema biológico. Neste contexto, Brasil-Neto (Brasil-Neto et al. 1992) observou uma atividade muscular localizada dependente da orientação do estímulo liberado pela bobina de EMT sobre o couro cabeludo do sujeito. A partir desta evidência, buscamos mapear e relacionar a distribuição dos potenciais evocados e suas propriedades em um determinado músculo alvo, a partir do pulso de EMT em diferentes posicionamentos da bobina de estimulação sobre o couro cabeludo. Para tanto, avaliamos a intensidade do limiar motor; a distribuição espacial a velocidade de condução e a frequência dos potenciais evocados, por eletromiografia de alta densidade sobre o músculo abductor policis brevis, em vários ângulos de orientação da bobina de estimulação. Nosso objetivo é contribuir para uma melhor compreensão da relação entre a orientação dos campos eletromagnéticos gerados pelo aparelho de estimulação e o potencial evocado motor, chamando a atenção para mais um parâmetro a ser observado em procedimentos que envolvem a técnica de EMT.

A colaboração com o Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho e com a Escola de Educação Física e Desportos, ambos da UFRJ, nos permite agrupar pessoas com especialidade nas diferentes áreas do conhecimento que o projeto abrange. Este tipo de colaboração nos permite desenvolver uma pesquisa de qualidade, além de manter sempre um contato com as pessoas que trabalham em atividades similares às nossas.

Fotos:

Avaliação do Recrutamento Muscular por Eletromiografia de Alta Densidade em Aplicações de Estimulação Magnética Transcraniana.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *