Conheça nossas linhas de pesquisa :

1. Aspectos cognitivos no controle da postura e dos movimentos voluntários
 

Objetivo: O sistema motor está envolvido não somente com a produção mas também com a codificação dos aspectos representacionais do movimento, tais como o reconhecimento e aprendizado de ações através da observação e a capacidade de simulação mental de movimentos. Esta linha de pesquisa dedica-se a investigar bases neurais da cognição motora em voluntários normais e em portadores de deficiencia visual.

2. Predição das ações
 

Objetivo: Um grande número de estudos aponta para as similaridades entre os circuitos neurais ativados durante a geração e imaginação de movimentos, assim como entre os nossos próprios comportamentos motores e a observação de ações realizadas por outrem. Poucos estudos têm procurado determinar como a atividade cerebral que antecede o movimento (preparação motora) é afetada pelo contexto em que a ação deve ocorrer. Essa linha de pesquisa investiga a atividade cerebral associada a predição das ações.

3. Plasticidade sensoriomotora em humanos
 

Objetivo: De que maneira nosso cérebro é influenciado pelas mudanças que ocorrem na porção periférica do nosso corpo? Estudos realizados em animais e seres humanos constatam um alto grau de reorganizacão cerebral nos sistemas motores após lesão da periferia corporal. Neste projeto, investigamos o fenomeno da plasticidade cerebral através do mapeamento dos diferentes segmentos do corpo no córtex sensório-motor de pacientes amputados e com outros comprometimentos da periferia corporal com auxilio das técnicas modernas de investigação dos sistemas motores.